Conheça cada etapa do financiamento imobiliário
Voltar para o blog

Conheça cada etapa do financiamento imobiliário

Por oferecer mais facilidades na hora de realizar o pagamento, o financiamento é uma opção perfeita se você quer realizar o seu sonho de ter um apê só seu sem pesar muito no bolso.


Entretanto, existem alguns detalhes mais burocráticos que você deve conhecer para evitar problemas durante o processo. E nesse caminho, saber sobre as documentações necessárias em cada fase do negócio é fundamental.


Para te ajudar, listamos aqui neste post cada etapa do financiamento imobiliário. Confira abaixo!


SIMULAÇÃO: Uma das primeiras etapas do financiamento imobiliário é fazer uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazo e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar. Podem serem feitas nos próprios sites das instituições financeiras. Não é necessário envio de documentos nesta etapa.


PROPOSTA DE FINANCIAMENTO: A próxima etapa do financiamento imobiliário é escolher um imóvel de seu interesse e enviar uma proposta para a instituição escolhida. Até aqui, o processo ainda é bastante fácil: você entra na web da instituição, preenche uma proposta online e informa somente alguns dados. Não é preciso apresentar os documentos, mas sim fornecer algumas informações como identidade, CPF, dados relativos à sua atividade profissional (renda e ramo), bem como características do imóvel desejado e valor a financiar.


ANÁLISE DE CRÉDITO: Exigida documentação do financiamento imobiliário. Necessário confirmar informações prestadas com documentos: certidão de casamento, comprovantes de renda e residência, certidões negativas de débitos federais. Se for usar FGTS, necessário extratos originais. Nesta etapa, todas as pesquisas cadastrais e restritivas são feitas para confirmar se está tudo bem com seu nome. É também onde são definidos o tipo de financiamento, o prazo para amortização da dívida, valor das quotas, etc.


AVALIAÇÃO: Uma vez que a instituição financeira dê o aval para que o processo siga, chega a hora de realizar uma análise do outro lado da transação, na ponta vendedora. Quem estiver vendendo o imóvel precisa fornecer uma série de documentos também, seja uma pessoa física ou jurídica. No que corresponde à propriedade, a matrícula do imóvel é o documento mais relevante, já que corrobora a legalidade do vendedor para que ele esteja habilitado a realizar a venda.


VISTORIA TÉCNICA: Com todos os documentos das partes envolvidas apresentados, é hora de avaliar o imóvel. Para tanto, agenda-se uma vistoria ao lugar, com a presença de um engenheiro ou arquiteto credenciado, com a devida comprovação do pagamento da vistoria. O objetivo desta etapa do financiamento imobiliário é confirmar a compatibilidade entre o preço da propriedade e o valor de mercado, assim como se o apartamento está de acordo com todas as condições que possibilitem que ele seja financiado. 


CONTRATO: Com a proposta aprovada e com todas as condições atendidas, chega o momento de fazer o seguro habitacional obrigatório e marcar uma data para que todas as partes envolvidas (comprador, vendedor e representante da instituição financeira) apresentem-se para assinar o contrato. Vale destacar que, ao assinar o contrato, o comprador ainda não tem acesso à escritura do apartamento, uma vez que a propriedade continua vinculada à instituição que concede o empréstimo. Além disso, após a assinatura, é feito o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o contrato é registrado no cartório. Nesta etapa do financiamento de imóveis, não pode haver nenhuma pendência em aberto. 


LIBERAÇÃO DOS RECURSOS: chega o momento de enviar o registro do contrato para a instituição financeira do financiamento. Agora, já falta muito pouco para seu sonho, literalmente, sair do papel. Em aproximadamente cinco dias após a entrega do contrato devidamente registrado, os recursos são liberados para pagamento. Uma vez que o vendedor tenha a primeira transferência, você já pode pegar as chaves da sua casa própria, chamar as pessoas mais próximas para conhecer e finalmente comemorar com a certeza de que está começando uma nova fase de sua vida. 


É preciso muita organização e controle em cada etapa do financiamento para minimizar as chances de que alguma pendência trave todo o fluxo de documentos e trâmites. Agora que você já sabe todas as etapas do financiamento imobiliário, entre em contato com a Nilo Imóveis e venha realizar o seu sonho!


Ludiane da Rosa

Corretora de imóveis CRECI 46.172

ludiane@niloimoveis.com.br

Outros posts

  1. Vantagens de investir em imóveis

    Vantagens de investir em imóveis

    Seja pela segurança de ter um bem no seu nome para o resto da vida, seja para ter uma fonte de renda extra, o fato é que existem muitos motivos pelos quais o investimento em propriedades é uma das alt...

  2. Tèrreo x Cobertura - Vantagens e desvantagens de cada um

    Tèrreo x Cobertura - Vantagens e desvantagens de cada um

    A #dicadocorretor de hoje é do Fabrício Ferandes, sobre vantagens e desvantagens no comparativo de térreo e cobertura. Em cada andar, existem vantagens e desvantagens, mas é no comparativo entre térre...

  3. Saiba como escolher a posição solar na hora de comprar o seu imóvel

    Saiba como escolher a posição solar na hora de comprar o seu imóvel

    Comprar o imóvel próprio é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Nessa hora, queremos fazer tudo certo e precisamos ficar de olho em muitos detalhes. Um deles é a posição solar 🌞⠀⠀⠀⠀⠀⠀...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso